se não conseguir visualizar esta newsletter clique aqui- if you can't see this newsletter click here
pedimos desculpa por envios múltiplos - apologies for cross-posting
Miso Music Portugal em foco no mic.pt durante o mês de Outubro
Em 2015 a Associação Miso Music Portugal celebra o seu 30.º aniversário, sendo este um dos pretextos para dedicar a secção Em Foco do MIC.PT de Outubro à sua actividade. Outra razão para destacar este mês o trabalho da Miso Music Portugal é a abertura do seu novo espaço de apresentação pública, O'culto da Ajuda, onde a partir do final de Outubro passarão a ser acolhidos numerosos projectos dedicados à arte musical.

A Associação nasceu como uma extensão do Miso Ensemble, criado em 1985 por Paula e Miguel Azguime, para desenvolver numerosas iniciativas em prol da criação e da difusão da arte musical contemporânea, com destaque para a música portuguesa dos séculos XX e XXI. Entre estas várias iniciativas é preciso destacar o Centro de Investigação & Informação da Música Portuguesa (MIC.PT) com vocação de serviço público, e muitas outras actividades como a editora independente Miso Records, o Miso Studio, o programa regular de encomendas, acções pedagógicas, residências de criação, o festival Música Viva, os concursos de composição, uma acção prolífica dedicada à internacionalização da música portuguesa contemporânea, …

Com a inauguração do O'culto da Ajuda, que antecipa também a celebração de 30 anos de contínua actividade, a Miso Music Portugal dá início a uma nova etapa na sua existência. Os projectos que decorrerão neste novo local serão não apenas uma continuação, mas sobretudo um reforço dos ideais que marcam o seu trabalho, consonantes com uma defesa inabalável da urgência da Arte, da liberdade de criação e do papel solidário e sustentável que a define. Em Outubro visitem a secção Em Foco do MIC.PT dedicada à Miso Music Portugal.
actividades dos compositores editados pelo mic.pt
ALL-In_one de Carlos Caires no World Music Days 2014
A obra para ensemble e electrónica All-in-one (2010) de Carlos Caires, integra a programação do Festival World Music Days 2014, que decorrerá em Wroclaw na Polónia entre os dias 3 e 12 de Outubro. A peça deste compositor editado pelo MIC.PT, uma encomenda do Remix Ensemble Casa da Música para um concerto em homenagem a John Cage (daí a sua duração de 4'33''), será apresentada a 5 de Outubro, na interpretação da Orkiestra Muzyki Nowej (Orquestra de Nova Música) dirigida por Szymon Bywalec. World Music Days (WMD) é um festival anual da International Society for Contemporary Music (ISCM), que visa promover a criação musical contemporânea, programando obras de compositores de todo o mundo. Neste sentido todos os anos desde 2000, a Miso Music Portugal enquanto secção portuguesa da ISCM apresenta aos júris internacionais dos festivais WMD uma candidatura com seis obras de compositores portugueses, para integrarem a programação deste evento anual de eleição no que diz respeito à nova música.
Momentos-Memórias II de Cândido Lima no Encontro IAMIC 2014
Momentos-Memórias II de Cândido Lima, obra para duas guitarras, portuguesa e clássica, e ensemble de cordas, será apresentada no âmbito do Encontro da International Association of Music Information Centres, que decorrerá em Wroclaw na Polónia entre os dias 3 e 8 de Outubro. O programa do concerto que terá lugar a 7 de Outubro no Castelo Ksiaz, e que se inscreve no tema da conferência IAMIC 2014, Tradition and New Music, incluirá obras de compositores de cinco países, fazendo uma ligação entre a tradição e a nova música através de uso de instrumentos tradicionais. Neste sentido Momentos-Memórias II de Cândido Lima, compositor editado pelo MIC.PT, reinventa a guitarra portuguesa, apresentando-a em novos contextos e usando as idiossincrasias deste instrumento, tradicionalmente relacionado com o universo do fado. A obra será interpretada por Miguel Raposo (guitarra portuguesa) e Philippe Raposo (guitarra clássica), com a Orkiestra Muzyki Nowej (Orquestra de Nova Música) na direcção de Szymon Bywalec.
COMPOSITORES PORTUGUESES No CIME/ICEM 2014
Cadavre Exquis, uma obra colectiva composta por várias miniaturas electroacústicas de compositores portugueses, será apresentada no Festival e Conferência CIME/ICEM 2014, a 2 de Outubro na Voertman Hall em Denton (Estados Unidos). Concebido como o famoso jogo surrealista, este Cadavre Exquis, submetido ao Festival pela Miso Music Portugal enquanto membro da Confédération Internationale de Musique Electroacoustique, é composto por peças de Filipe Lopes, Rui Penha, Duarte Dinis Silva e Carlos Marecos, compositores editados pelo MIC.PT, e ainda de André Castro, Carlos Alberto Augusto, Pedro Patrício, Simão Costa e Carlos Guedes. O Festival e Conferência CIME/ICEM 2014 está a decorrer entre os dias 1 e 4 de Outubro no Center for Experimental Music and Intermedia (University of North Texas), tendo na sua programação concertos, painéis de discussão, seminários ou workshops, etc., que abordam a temática, A música acusmática na era da intertet, e ainda reuniões da Assembleia Geral da CIME/ICEM.
NOVAS PARTITURAS NO MIC.PT
TEXTO



Obra de Pedro Amaral na Alemanha
Nos dias 15 e 16 de Outubro Pedro Amaral, compositor editado pelo MIC.PT, irá dirigir a Robert-Schumann-Philharmonie num concerto cujo programa incluirá a sua obra Transmutations pour orchestre - la bibliothèque en feu (2012), assim como a música de Benjamin Britten e Ludwig van Beethoven. Transmutations pour orchestre foi estreada em Abril de 2012 na Fundação Calouste Gulbenkian e terá por ocasião destes dois concertos as suas primeiras apresentações na Alemanha, na Stadthalle da cidade de Chemnitz. Esta obra é inspirada na pintura de Maria Helena Vieira da Silva, La bibliothèque en feu, que pertence à colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.
Obras portuguesas para saxofone e violoncelo
Dois concertos com obras dos compositores editados pelo MIC.PT, Ricardo Ribeiro e Isabel Soveral, decorrerão a 21 e 23 de Outubro, respectivamente, às 21h30 no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco e às 22h30 no Museu Arte Nova em Aveiro. Os intérpretes nestes eventos serão o violoncelista Filipe Quaresma e o saxofonista Gilberto Bernardes que apresentarão as obras, Ostinati (2010) para violoncelo e electrónica em tempo real e In Nuce (2011) para saxofone e electrónica, ambas de Ricardo Ribeiro; Anamorphoses VI (2001) para saxofone e electrónica e Anamorphoses IV (1997) para violoncelo de Isabel Soveral; e a Sonata para saxofone alto e violoncelo de Edison Denisov.
FILIPE LOPES É SONOPLASTA NO ESPECTÁCULO ABUTRE
Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, é responsável pela realização da sonoplastia no espectáculo de novo circo, Abutre, criado e interpretado por Filipe Caldeira. Esta peça é uma co-produção do Projecto Alcateia e da Fundação Lapa do Lobo, destinada aos alunos de ensino secundário, sendo um espectáculo sobre a condição do adolescente nos dias de hoje, e uma metáfora da construção da sua identidade, entre a procura do eu e o confronto consigo e com os outros. Abutre será apresentado a 15 de Outubro em formato "work-in-progress" no Festival Internacional de Marionetas do Porto, assim como entre os dias 29 e 31 de Outubro no âmbito do Projecto Alcateia no Centro Cultural de Carregal do Sal.
JOÃO PEDRO OLIVEIRA no L'ESPACE DU SON
Este mês João Pedro Oliveira é compositor convidado para o L'Espace du Son, XXI Festival international de musique acousmatique, que irá decorrer entre os dias 15 e 19 de Outubro no Théâtre Marni em Bruxelas, sendo organizado pela Musiques & Recherches, associação belga dedicada à música acusmática. Por esta ocasião, no dia 18, terá lugar um concerto-retrato com quatro obras electroacústicas deste compositor editado pelo MIC.PT, nomeadamente, Aphâr (2007), A Cidade Eterna (1988), Mahakala Sadhana (1999) e Et Ignis Involvens (2005/14). Adicionalmente, a 19 de Outubro, João Pedro Oliveira irá realizar uma masterclass sob a temática, Modelos de interacção entre sons instrumentais e electrónica, assim como integrará o júri do Concurso de Composição Metamorphoses, e do Concurso de Espacialização L'Espace du Son.
João Pedro Oliveira no Bimesp
Entre os dias 20 e 31 de Outubro decorrerá mais uma Bienal Internacional de Música Electroacústica de São Paulo, durante a qual João Pedro Oliveira, compositor editado pelo MIC.PT, é artista convidado. Neste sentido no dia 23 terão lugar dois concertos - Carte Blanche a João Pedro Oliveira, cujo programa inclui a obra Urban (2012) de António Ferreira, laureada no 14.º Concurso Internacional de Composição Electroacústica Música Viva 2013; e um Concerto Monográfico com quatro obras electroacústicas de João Pedro Oliveira: Aphâr (2007), Hydatos (2008/13), A cidade eterna (1988) e Et ignis involvens (2005/14). No âmbito da Bienal o compositor realizará ainda uma conferência sob a temática, Composição, identidade e contemporaneidade, sendo também participante das outras actividades do evento, entre os quais a Mesa Redonda.
REQUIEM E JUDAS DE ANTÓNIO PINHO VARGAS EM CD
Duas obras para coro e orquestra de António Pinho Vargas, compositor editado pelo MIC.PT, nomeadamente, Requiem (2012) e Judas (2002), na interpretação pelo Coro e Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Joana Carneiro e Fernando Eldoro, são editadas no novo CD da Naxos, disponível a partir no inicio de Outubro. Neste âmbito no dia 15 às 18h00 na loja FNAC do Chiado em Lisboa, o compositor fará uma apresentação desta nova edição. Outras actividades de Outubro de António Pinho Vargas incluem duas interpretações da sua nova obra Les Octaves, sonata para 2 pianos e percussão (estreada no dia 19 de Setembro no Auditório Municipal de Resende), pelo Drumming - Grupo de Percussão, sob a direcção artística de Miquel Bernat, no âmbito dos espectáculos Os Ecos dos Muros, a 10 de Outubro na Casa das Artes de Felgueiras e no dia 11 no Centro Social e Paroquial de Ferreira. Adicionalmente, a 2 de Outubro no ciclo Conversas à 5ª no Cine-Teatro Louletano, António Pinho Vargas irá falar sobre a Situação da Música Portuguesa Hoje.
Patricia Sucena d'Almeida NO TAGV EM COIMBRA
Ao longo da Temporada de 2013-14 o Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) em colaboração com o Curso de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra tem desenvolvido o projecto Fotografia & Som, sob a coordenação de Patrícia Sucena Almeida, fotógrafa e compositora editada pelo MIC.PT. No âmbito deste projecto tem decorrido a iniciativa de formação continuada Workshop#1 Instalação, Fotografia & Som, com perfil transdisciplinar, destinada a músicos, compositores, fotógrafos profissionais e amadores. A apresentação pública dos frutos artísticos deste trabalho ocorre inicialmente em forma de seminário (9 de Outubro, às 21h30, na Casa das Caldeiras em Coimbra), com a posterior inauguração, no dia 10 de Outubro, das criações desenvolvidas para os espaços de intervenção previamente seleccionados na cidade de Coimbra - o TAGV (de|cisão), Casa das Caldeiras (dimensões (in)temporais), Jardim Botânico (herbarium#01), Faculdade de Letras/FLUC (O Legado) e Colégio das Artes ((Des)Analgesias).
ESTREIAS DE MIGUEL AZGUIME NO O'CULTO DA AJUDA
No âmbito da inauguração do O'culto da Ajuda, no final de Outubro irão decorrer dois eventos com a música de Miguel Azguime, compositor editado pelo MIC.PT. O primeiro concerto no dia 30 inclui estreias absolutas de duas obras, Son a ta demeure para piano e clarinete, escrita por Miguel Azguime para Nuno Pinto e Elsa Silva (solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble) e ainda Epigramas da Arte para voz e electrónica em tempo real na interpretação do próprio compositor. O programa será completado com três obras suas, apresentadas pelos Solistas do Sond'Ar-te Electric Ensemble (incluindo Suzanna Lidegran no violino e João Dias na percussão), nomeadamente, Conver(say)tions (2010/11), Soit Seul Sûr de Son (2004/05), e No Oculto Profuso (2009). No segundo concerto no dia 31 será apresentada a ópera multimedia de Miguel Azguime, Itinerário do Sal, um one man show que combina de forma singular tradição e contemporaneidade, poesia, teatro, música e imagem. O O'culto da Ajuda é um novo espaço lisboeta da Miso Music Portugal dedicado à Arte Livre, experimentação, e partilha entre criadores e público.
 
música hoje na antena 2
11 de Outubro
Música de Paulo Ferreira-Lopes
Em Outubro Paulo Ferreira-Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, professor e promotor da nova música, celebra o seu 50.º aniversário. Por esta ocasião a secção Em Foco de Setembro do MIC.PT assim como a primeira emissão de Outubro de Música Hoje são dedicadas à sua música, apresentando o seu percurso e pensamento musical, assim como várias obras de câmara sugeridas para este programa pelo próprio compositor.

25 de Outubro
Quarteto de Cordas de Matosinhos
Criado em 2007 o Quarteto de Cordas de Matosinhos é neste momento um dos embaixadores incontornáveis da música portuguesa dos séculos XX e XXI. Na temporada 2014/15 o Quarteto vai realizar o programa europeu Rising Stars, uma iniciativa da European Concert Hall Organization que visa dar a conhecer novos talentos na área da música erudita, através da possibilidade de atuarem em diversas salas de concerto europeias. Nesta emissão de Música Hoje visitaremos a música portuguesa interpretada pelo Quarteto, nomeadamente de Eduardo Luís Patriarca e Miguel Azguime, entre outros.

Antena 2, à 1h00 da madrugada
novas partituras mic.pt
A edição de partituras pelo MIC.PT tem como objectivo a distribuição de partituras de obras de compositores portugueses, tornando acessível a sua consulta online e o seu download gratuito. Presentemente o Catálogo de Partituras do MIC.PT inclui ... obras de ... compositores portugueses.
quintas abertas
2 de Outubro - 21h30
Miso Music Portugal
Em conversa com Simão Costa: música de Simão Costa e György Ligeti
Ciclo de tertúlias musicais mensais para dar a conhecer as principais correntes da música de hoje; espaço de encontro e diálogo entre criadores e público.
novos CD NO mic.pt
António chagas rosa
Les Sorcières Feiticeiras
As Feiticeiras (2006) de António Chagas Rosa com poemas de Maria Teresa Horta
na interpretação do Ensemble Musicatreize, sob a direcção de Roland Hayrabedian

Edição: ACTES SUD | Musicatreize
Filipe Quaresma
Portuguese music for solo cello
Obras de Alexandre Delgado, Carlos Azevedo, Miguel Azguime, Nuno Côrte-Real e Ricardo Ribeiro

na interpretação de Filipe Quaresma (violoncelo)

Edição: Edição de Autor / Artway
novos livros NO mic.pt
Maria Teresa Horta
Les Sorcières Feiticeiras
Poesia de Maria Teresa Horta

Livro com CD com música de António Chagas Rosa



Edição: ACTES SUD
estreias recentes
Pedro Faria Gomes
How Beastly the Bourgeois Is
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian
Inês Simões, soprano | Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
Nuno da rocha
I could not think of thee as piecèd rot
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian
Inês Simões, soprano | Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
Daniel Moreira
Singra o navio
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian
Inês Simões, soprano | Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
Igor C. Silva
Massive #
12 de Setembro, Grande Auditório, Fundação Calouste Gulbenkian
Inês Simões, soprano | Orquestra Gulbenkian
Magnus Lindberg, maestro
António Pinho Vargas
Les Octaves, Sonata para 2 pianos e 2 percussionistas
19 de Setembro, Auditório Municipal de Resende
Drumming - Grupo de Percussão
Miquel Bernat, direcção artística
Daniel Davis
...from the last breath
26 de Setembro, 4.ª edição do Festival Jovens Músicos, Fundação Calouste Gulbenkian
Orquestra Gulbenkian
Pedro Carneiro, maestro
DO DESENHO E DO SOM #3 DE FILIPE LOPES EM LÜNEBURG
A obra para harpa e electrónica em tempo real, Do Desenho e do Som #3 (2013) de Filipe Lopes, compositor editado pelo MIC.PT, será apresentada no concerto do harpista Remy van Kesteren, a 26 de Outubro no âmbito do 40. Festival NEUE MUSIK LÜNEBURG. A peça, baseada na interpretação de uma partitura gráfica gerada em tempo real, recebeu o 1.º Prémio na 6.ª edição da European Competition for Live Electronic Music Projects, organizada pela ECPNM e co-produzida pela Gaudeamus Muziekweek, EULEC de Lüneburg e Miso Music Portugal.
ESTREIA DE POR UM DIA IGUAL DE SOFIA SOUSA ROCHA
A obra para piano a quatro mãos, Por um dia igual de Sofia Sousa Rocha, compositora editada pelo MIC.PT, será estreada no dia 18 de Outubro às 21h30 no Cine-Teatro Eduardo Brazão em Valadares. O programa deste concerto, que inclui também peças de Johann Sebastian Bach / György Kurtág, Arvo Pärt, Paulo Bastos e György Ligeti, será interpretado pelo Kla-Vier Duo, constituído pelas pianistas Patrícia Ventura e Sónia Amaral e dedicado a repertório contemporâneo para piano a quatro mãos.
novidades mic.pt
World Music Days 2015 - CALL FOR SCORES / WORK
TEXTO
actualidade
NÚCLEO DOCUMENTAL DE PARTITURAS
A 31 de Agosto o Secretário do Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier inaugurou o Núcleo Documental de Partituras, que funciona sob a tutela do Museu da Música no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, instalações cedidas para o efeito pela autarquia local na sequência de protocolo estabelecido com a Direção-Geral do Património Cultural. Este é um dos etapas na transferência do Museu da Música para o Palácio Nacional de Mafra, com a abertura planeada em 2017. O Núcleo Documental de Partituras tem como objectivo a salvaguarda, preservação e disponibilização ao público de várias peças fundamentais do repertório das Bandas Filarmónicas (partituras de música clássica, ligeira, e outros géneros), nomeadamente no que à produção artística nacional diz respeito. O Núcleo foi implementado de acordo com o protocolo assinado entre o Museu da Música, a Confederação Musical Portuguesa e a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Prémio jovens músicos 2014 - Jovem Músico do Ano
No âmbito do Festival Jovens Músicos que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian entre os dias 24 e 26 de Setembro, apresentaram-se os laureados, vencedores em cada categoria do Prémio Jovens Músicos (PJM), assim como os ex-laureados das edições passadas do PJM, com a transmissão directa de todos os concertos na Antena 2. Neste contexto foi eleito o Jovem Músico do Ano 2014, Horácio Almeida Gonçalves Ferreira, clarinetista galardoado por cinco jurados com o Prémio Maestro Silva Pereira, e que se apresentou no Concerto de Gala da 28.ª edição do PJM. O programa deste evento incluiu também a estreia absoluta da obra vencedora da 3.ª Edição do Prémio de Composição SPA / Antena 2, ...form the last breath de Daniel Davis (escolhida pelo júri constituído por Pedro Carneiro, António Pinho Vargas e Carlos Guedes), assim como a Sinfonia n.º 3 (1944) de Luís de Freitas Branco. A Menção Honrosa do Prémio SPA / Antena 2 foi atribuída à obra Rituais Interrompidos de Afonso Teles. O Concerto de Gala do PJM contou com a participação da Orquestra Gulbenkian dirigida por Pedro Carneiro (ex-laureado do PJM).
Agenda Catálogo de Partituras MIC.PT Espaço Crítica para a Nova Música PT MIC.PT EN IAMIC Facebook Desactivar Subscrição